DC Renascimento

BEM-VINDO A MAIOR LOJA DE MANGÁS E QUADRINHOS DO BRASIL!

Loja Virtual: (11) 3951-5037
De Segunda a Sábado, das 09h às 12:00 e das 13:00 às 17h
Loja Física: 3061-3893
De Segunda a Sexta, das 10h às 20:00 e de Sábado das 10:00 as 18:00hs

A Arte de Desenhar - Redux Figura Humana R$39.90

A ARTE DE DESENHAR – REDUX
FIGURA HUMANA
Renato Silva, artista gráfico e ilustrador que surgiu na chamada belle époque tropical, no Rio de Janeiro dos anos 1920, produziu mais de uma centena de livros didáticos abarcando a arte de desenhar.
Em Figura Humana salta aos olhos o estilo de Renato Silva no desenho da figura feminina, que é mostrada em vários ângulos e poses, ressaltando a suavidade das formas e a delicadeza dos gestos; cada pose é mostrada como se deu a sua construção, passo a passo, a partir dos primeiros esboços que definem as proporções; o volume contempla também o ensino do desenho da figura masculina, as diferenças do desenho de mãos, pés e pernas masculinas e femininas, enfim, tudo o que é básico para o aluno aprender a desenhar a figura humana.
Quando Renato Silva se destacou como ilustrador regular da revista de literatura Vamos Ler!, entre 1936 e 1948, ele alcançou nessa fase, até meados da década de 1940, uma qualidade plástica e estética impressionante. Tinha preferência por fazer mulheres cuja beleza praticamente só existia na imaginação e no sonho dos leitores, e ele as fazia muito bem; mestre da elegância que era, Renato aplicava o luxo dos figurinos e dos acessórios que embelezavam suas figuras ao máximo. Nota-se a ênfase que ele dá ao corpo feminino, com formas variadas e graciosas, carregadas de um erotismo contido, como mandava a censura na época. Tem-se a impressão do uso de modelos vivos posados e fotografados, uma prática comum na época.
Uma de suas atenções estava em ensinar principalmente postura, fundamental para realçar o sexo que se queria evidenciar. Sentada, em pé, com as pernas cruzadas, em posição de espera ou para fazer charme, com a mão descansando na cintura. Ele pensou em tudo. E nada é estático. Com as “linhas auxiliares”, variava angulações e as tornava quase em terceira dimensão. Na parte dedicada às proporções, fica evidente o quanto ele dominava o belo no corpo feminino. O que dizer, então, das pernas, dos pés e dos sapatos das mulheres que ensina a fazer?
Renato ensinava a seus alunos um estilo que se poderia chamar de acadêmico clássico, não encontrado nos gibis. Nessas revistas, os bonecos seguiam mais a linha do humor ou do caricato. Seus desenhos, portanto, buscavam aqueles interessados em fazer ilustrações, com movimentos reduzidos e posições estudadas que serviam muito a quem trabalhava, por exemplo, com desenho publicitário. Hoje, serve para bem mais que isso. É só aprender a lição e deixar imaginação fazer o resto.

Autor: Renato Silva
ISBN: 978-85-825-8107-0
Formato: 23 x 30
Páginas: 32
Preço: R$ 39,90

Este produto está em nosso catálogo desde quarta 15 fevereiro, 2017.
Outros produtos

Usuários online

Neste momento há 227 visitantes e 4 cadastrados on-line.