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Tratado da Pintura - A Representação da Natureza Vol. 02 - Leonardo Da Vinci

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Tratado da Pintura - A Representação da Natureza Vol. 02 - Leonardo Da Vinci

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Descrição Rápida

Tratado da Pintura - A Representação da Natureza Vol. 02 - Leonardo Da Vinci

Detalhes

O Tratado de Pintura de Leonardo da Vinci foi a obra que o mestre escreveu no século XVI, registrando todos os seus conhecimentos teóricos acerca da arte que o imortalizou. Ao todo, o Tratado de Pintura tem cerca de 300 páginas e perto de 400 preceitos que versam sobre variados temas como: desenho, pintura, perspectiva, anatomia, cor, composição, natureza, luz e sombra, além de conceitos filosóficos e estéticos. A bibliografia sobre Da Vinci tem uma inexplicável lacuna em língua portuguesa: o Tratado de Pintura não havia, até então, recebido nenhuma tradução em português — agora, ele está sendo publicado em três volumes de 96 páginas cada um, com pesquisa, tradução e direção de arte de Fabio Moraes, sendo que o primeiro volume, Preceitos da Pintura, foi recentemente editado. Na tradução, o estilo e a narrativa originais foram preservados, mantendo a beleza dos manuscritos. Uma parte dos preceitos deste volume II trata das proporções do corpo humano, em detalhes mínimos, o que comprova a visão humanista que Leonardo e outros luminares da Renascença tinham da arte; outra parte, fala especificamente de materiais usados na produção de arte e isso acrescenta um viés curioso à obra, visto que os próprios mestres os pesquisavam, produziam e descobriam o melhor uso deles a fim de obter os resultados desejados — isso fica bem ressaltado nos preceitos de Da Vinci, como “aulas” aos seus seguidores. Cada volume do Tratado de Pintura traz importantes textos complementares, e neste segundo volume temos a complexa e curiosa história do próprio tratado, por onde ele “andou” desde as primeiras compilações dos manuscritos originais, passando pelo aparecimento do importante Codex Urbinas Latinus, em 1651, até a edição impressa realizada em 1817, quase como o conhecemos hoje. Ilustram a obra inteira vários desenhos e esboços do mestre, uma pequena e bela amostra do trabalho de um dos maiores gênios da história da arte.

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